sábado, 21 de fevereiro de 2009

SANTA MARGARIDA - MG



Santa Margarida é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 14.179 habitantes.

História

Diz a tradição que no início do século XIX o padre Bento de Souza Lima, homem aventureiro e empreendedor, reuniu seus escravos e, partindo de Catas Altas da Noruega, se estabeleceu em terras da fazenda da Grama, às margens do ribeirão de São Domingos. Atraído pela beleza e potencial da região, o padre adquiriu terras e deu início ao seu povoamento, explorando as riquezas do solo e difundindo a fé cristã. Em 1871, é estabelecida a Paróquia de Santa Margarida e, em 1948, é criado o município, que se desmembra de Matipó. Santa Margarida está situada entre vários montes e vales, cortados por ribeirões que atravessam belas matas e cafezais.

Economia

Cáfé. Santa Margarida, por sua altitude e clima, propicia excelentes condições para produção de café de qualidade. É a capital nacional do café de montanha.

Personalidades

A mais marcante personalidade do Município de Santa Margarida foi o Padre Galdino. Padre, pistoleiro e chefe político, foi vereador e líder político local, sem no entanto deixar riqueza quando se de seu falecimento decorrente do capotamento de Land Rover série I, na Serra do Onça na trecho antigo que divisava o Município de Santa Margarida com São João do Manhuaçu.

Turismo

Santa Margarida tem relevo marcado por montanhas e trilhas o que possibilita a prática de esportes radicais, turismo rural e direção off-road.

Santa Padroeira

Santa Margarida

Festividade histórica

No dia de São Jorge, 23 de abril, a comunidade se reúne e promove cavalgada pelas ruas. Trata-se da mais organizada gavalgada da Zona da Mata, chegando a reunir mais de 1.000 cavaleiros.

FONTE: WIKKIPEDIA



4 comentários:

Anônimo disse...

Vim te visitar e gostei muito de ver e saber dessas pequenas cidades lindas que não são tão divulgadas como merecem. MG tem lugares onde a paz e a beleza ainda reinam soberanos.

Bj

Mirna

Valdemir Reis disse...

Lurdinha muita Paz! Uma águia voando pousa neste interessante e maravilhoso espaço. Confesso que gostaria de visitar com mais freqüência, ocorre que as atividades só me permitem fazer no final de semana. Cada vez que retorno me sinto melhor e mais familiar. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostei do tema. Na oportunidade quero de coração agradecer a todos que nos visitam, comentam e seguem, por tudo isto sinto-me honrado e entre amigos. Muito obrigadoooooo.... Estou esperando você e antecipo volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um alegre e festivo final de semana. Deixo um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Anônimo disse...

Tenha uma Páscoa abençoada e com os recomeços que você espera.
beijos de luz
mirna

Valdemir Reis disse...

Valeu Lurdinha. Olá estou pousando neste maravilhoso espaço, que beleza, parabéns. Muito bom estar aqui, quero convidar você para uma festa em sua homenagem, com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar seu merecido “ PRÊMIO” , você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Temos um bolo gigante com uma fatia para todos participantes. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar uma feliz e abençoada semana para toda família. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis

Postar um comentário

SUA VISITA É IMPORTANTE SEU COMENTÁRIO UM PRÊMIO!

Related Posts with Thumbnails