terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Igreja Matriz de Entre Folhas MG


Entre Folhas

Entre Folhas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se na vertente ocidental do Caparaó e tem como vizinhas as cidades de Vargem Alegre, recém-emancipada, Bom Jesus do Galho, Inhapim, Ubaporanga e Caratinga, município do qual foi desmembrado em 1992, quando se deu a sua emancipação política. Situa-se a uma altitude de 495 m, e o município tem 4.908 habitantes numa área total de 86,1 km².

Economia

A economia de Entre Folhas baseia-se única e exclusivamente na agropecuária, com destaque para a produção de café e hortifrutigranjeiras.

História

A despeito do desmembramento recente do município, o distrito de Entre Folhas é bastante antigo, datando a sua criação do século passado.

Por volta do período Imperial, ficava na rota do caminho para a Barra do Cuieté, para onde eram levados os criminosos condenados, e servia de pouso para os viajantes, mormente para a milícia imperial, que construíra uma de suas bases (quartel) na região. Esta base deu origem a uma localidade hoje denominada de Quartel do Sacramento, no município de Bom Jesus do Galho.

Conta-se que a denominação Entre Folhas se deveu ao fato de ser o ribeirão que banhava o local de pouso dos viajantes coberto de folhas, fato somente percebido no instante em que sentiam necessidade de encontrar água para suas montarias e para suas necessidades básicas.

Atribui-se a Porfírio Teixeira Maciel, o título de fundador do povoado, talvez por ter sido um dos primeiros a fixar residência naquelas paragens.

A partir de então o povoado de Entre Folhas começou a se desenvolver, obtendo sua plenitude em fins do século XIX e início do século XX, com a transferência para a região de famílias importantes vindos da Zona da Mata, especialmente do Tocantins e das proximidades de Juiz de Fora.

O povoado foi durante muito tempo polo de importância para a região, vindo a perder sua influência pela escolha de Caratinga como estação terminal da recém construída Estrada de Ferro Leopoldina, que tinha por objetivo dar vazão à produção agrícola da região. Com o declínio, o povoado veio a se transformar em Distrito do município de Caratinga, criado no final do século.

Entrefolhenses de destaque

Dentre os filhos de Entre Folhas, alguns conseguiram destaque a nível local e regional:

  • Afonso Gomes, médico e poeta, talvez um dos primeiros filhos de Entre Folhas a conseguir uma graduação em Medicina
  • Humberto de Paiva, advogado e jurista, que veio a desempenhar a função de Juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais
  • o palhaço Meio Quilo, que compunha o grupo do palhaço Carequinha
  • Carmello Mantuano, procurador da Fazenda Nacional. TEXTO FONTE: WIKIPÉDIA
  • FOTO: LURDINHA

8 comentários:

Anônimo disse...

QUE IGREJA LINDA BEM CONSERVADA O POVO DAI TA DE PARABENS EM BREVE VOU FAZER UMA VISITA AI E VOU NESSA IGREJA TA DE PARABENS A IGREJA DA QUI DE RESPLENDOR TA REFORMANDO AGORA SE NÃO TAVA UMA PORCARIA

Anônimo disse...

I could not refrain from commenting. Perfectly
written!

Feel free to surf to my page: Jackpot 6000

Anônimo disse...

Hello there, You have done a great job. I'll certainly digg it and personally suggest to my friends. I am sure they'll be benefited from this site.


My page: Jackpot 6000 free

Anônimo disse...

It's remarkable to go to see this web page and reading the views of all colleagues regarding this post, while I am also eager of getting familiarity.

my web blog - jackpot 6000

Anônimo disse...

I visited many sites but the audio feature for audio songs current at
this site is genuinely fabulous.

Feel free to visit my blog post Jackpot 6000

Anônimo disse...

Quero muito fazer uma visita fui batizada nessa igreja em 1959 pelo padre José Lancellotti

Anônimo disse...

Meu nome é Creusa tenho paixão pela história da minha vida ❤️❤️😍💜

Anônimo disse...

Postar um comentário

SUA VISITA É IMPORTANTE SEU COMENTÁRIO UM PRÊMIO!

Related Posts with Thumbnails