quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IPANEMA - MINAS GERAIS


História

Etimologia

O topônimo Ipanema é tupi. A expressão é formada pelas palavras Y-panéma, significando "rio ruim, rio sem peixe".


História

O município de Ipanema antes chamado de povoado do rio José Pedro, foi elevado em 1891 à Distrito de Paz, pertecente à Manhuaçu. Em 30 de agosto de 1911, pela lei n° 566 foi destinado à categoria de município, instalando-se a 7 de setembro de 1912. A partir de 1° de janeiro de 1926 passou a ser sede da Comarca. Em 1926 teve seu topônimo mudado para Ipanema.
O município possui diversas cachoeiras e fica próxima à Reserva do Patrimônio Particular Natural (RPPN), a Reserva Feliciano Miguel Abdala, uma estação ecológica com 127 hectares de mata atlântica, que é habitat natural de diversas espécies, entre elas, a do macaco mono-carvoeiro ameaçado de extinção.
Sua principal avenida é a Sete de Setembro, que fica no coração da cidade. Existem várias praças, como toda cidade do interior de Minas Gerais. As principais escolas são Escola Estadual Nilo Morais Pinheiro, eleita a 3ª melhor escola estadual de Minas Gerais e 5ª melhor escola do Brasil (Revista Veja, 2006 ed. abril) e Escola Estadual Coronel Calháu.
Recentemente, Ipanema foi contemplado com um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atendendo a todos o municípios circunvizinhos. São três curso de Especialização (Lato Sensu) e uma Licenciatura em Emfermagem.

Cultura

Em Ipanema, situa-se o Recanto Cultural e Histórico Maestro Jésus Schitini, fundado e mantido por Rômulo César Martins de Laia.


Filhos Ilustres


Maximiano Machado da Silva (Max Fivelinha) - maquiador e apresentador brasileiro.
WIKIPEDIA


POIS É GALERA. DEPOIS DE UM LONGO E TENEBROSO INVERNO ESTOU DE VOLTA, COM UMA FOTO SUPER INÉDITA EM UMA VIAGEM QUE FIZ AQUI PERTO. ESPERO QUE GOSTEM. BEIJOS A TODOS!

5 comentários:

meundo disse...

Muito bem informativa e instrutiva a sua postagem, parabéns!

Malu disse...

Adoro páginas assim- onde podemos viajar por elas e conhecer um pouco de mundo.
Amei!
Um abraço

Amanda Lemos disse...

Muito interessante o blog !
Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

www.bolgdoano.blogspot.com

Muito Obrigada, desde já !

Gabriela disse...

Olá muito legal seu blog gostei mesmo ja estou seguindo. abraços.
http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

Claudine Netto disse...

Excelente postagem.
Deve ser um lindo município com tantas belezas naturais.
Obrigado por compartilhar estas informações, a qual é importante sabermos sobre as belezas e história desta cidade que faz parte de nosso País.

Postar um comentário

SUA VISITA É IMPORTANTE SEU COMENTÁRIO UM PRÊMIO!

Related Posts with Thumbnails